MAPiNET bloqueia novo site (quase) legitimo

bloqueio website

A MAPiNET, Movimento Cívico Anti Pirataria na Internet, tem estado em destaque nos últimos tempos, sobretudo devido ao bloqueio de websites realizados na Internet Portuguesa, alegadamente, por promoverem a pirataria.

Recentemente a entidade recebeu, por intermédio das redes sociais, vários feedbacks negativos dos utilizadores sobre o bloqueio de um site legitimo, relacionado com a editora norte-americana “Carbon Games” (poderá consultar aqui a noticia). E, ao que tudo indica, ocorreu agora um segundo aparente bloqueio no mesmo formato.

A entidade foi responsável pelo bloqueio do website “Ultimate Music”, um site destinado à partilha de notícias e vídeos de promoção de diversos artistas.

Em comunicado ao portal Revolução dos Bytes, Josep Vinaixa, responsável pelo website, afirma que várias editoras entram em contacto com o mesmo para a divulgação dos seus artistas, sendo que não compreende o motivo do bloqueio aplicado pela MAPiNET.

Os conteúdos partilhados no website têm como origem o Youtube ou Spotify, sendo embutidos no website. O responsável pelo website afirma que, neste formato, não existe nenhuma violação dos direitos de autor. Por sua vez, a MAPiNET afirma que o site “não tem qualquer licenciamento para operar (…) em território Português”.

Apesar de se desconhecer o motivo exato do bloqueio agora aplicado, o website aparenta ter divulgado conteúdos protegidos por direitos de autor no passado. Sobre o mesmo existem diversas evidencias de terem sido partilhadas músicas sem a respetiva autorização dos direitos de autor.

Em diversos artigos do website é possível identificar links de download, atualmente desativados, que estiveram a ser divulgados no passado. Da mesma forma, a página do Facebook do website apresenta diversos links para conteúdos protegidos por direitos de autor nos seus comentários.

Questionado sobre a existência destes links, em comentário ao Revolução dos Bytes, Josep Vinaixa revelou que os mesmos tinham sido partilhados à mais de um ano, sendo que estariam em processo de desativação.

Até ao momento desconhece-se qual o conteúdo dos links partilhados, assim como se esse terá sido o motivo do bloqueio agora aplicado.

Fonte Revolução dos Bytes