Novo malware para Android pode permitir acessos remotos ao equipamento

malware no android

O Android encontra-se a ser alvo de um novo ataque de malware, em que os atacantes podem roubar várias informações do equipamento ou proceder à remoção completa dos mesmos remotamente.

De acordo com o relatório da empresa de segurança Heimdal Security, este golpe é realizado via o envio de uma mensagem SMS ou MMS, onde é indicado que o utilizador necessita de aceder a um link para realizar o download de uma mensagem. Ao clicar neste link, o navegador Tor é instalado automaticamente.

No entanto, em segundo plano, é igualmente instalado o malware conhecido como “Mazar Android BOT”, que permite aos atacantes acederem remotamente ao equipamento. Os ataques têm como local de origem o Irã, sendo que estão a ser enviados aleatoriamente para vários números de telefone em todo o mundo.

Como evitar este golpe?

No entanto, este golpe poderá ser facilmente evitado de várias formas. A mais simples será o utilizador evitar clicar em links desconhecidos, sobretudo os que indiquem a necessidade de descarregar conteúdos para o equipamento.

É igualmente possível desativar a opção de instalar aplicações de fontes não oficiais, a partir das definições do Android. Isto deverá impedir a instalação das aplicações maliciosas.

Por curiosidade, o malware encontra-se também configurado para não ser instalado em qualquer equipamento que esteja sobre o idioma Russo.

Fonte Heimdal Security