Edward Snowden revela software utilizado para despistar a NSA
As revelações de Edward Snowden podem ter deixado muitos utilizadores da internet e cidadãos em geral com um certo receito da privacidade pessoal. Mas para a divulgação dos materiais confidenciais da NSA, Edward Snowden não utilizou nenhum software especial ou dedicado.
Segundo o próprio revelou numa entrevista ao Slashdot, a partilha dos vários documentos da NSA foi realizada a partir do sistema operativo Tails, uma versão personalizada do Linux que utiliza como base a rede Tor.
Este sistema terá sido utilizado por Snowden para a partilha dos vários documentos com os meios de imprensa, assim como para toda a comunicação relativa ao caso, como forma de evitar o controlo por parte a agência norte-americana.
Este sistema assegura manter os dados privados, considerando os mesmos como temporários e, dessa forma, eliminados após cada sessão.
Apesar do sistema ser relativamente seguro, a base no open-source pode levar a falhas de segurança e, tendo em conta as revelações relativamente à espionagem realizada em várias entidades fornecedoras de serviços de acesso à internet, nada impede que estas empresas possam recolher os dados.