Como remover o nome dos atalhos do Ambiente de Trabalho

 

O ambiente de trabalho, em qualquer sistema, é uma das zonas mais utilizadas. É neste local que se encontram os atalhos para a maioria dos programas mais utilizados, assim como para pastas importantes.

Todos os atalhos criados pelo Windows possuem, juntamente com o ícone, o nome do programa a que se refere, para rápida identificação. Apesar de ser possível alterar este texto, o sistema operativo da Microsoft não possibilita a sua eliminação por completo.

Caso tente apagar todo o nome de um atalho, o sistema operativo não irá permitir a operação. No entanto existe uma pequena dica para que tal seja possível.

O processo é relativamente simples. Para realizar o processo basta proceder normalmente como se fosse alterar o nome de um ícone.

Para tal clique sobre o atalho pretendido com o botão direito do rato e selecione a opção “Mudar o nome”.

Como remover o nome dos atalhos do Ambiente de Trabalho

Quando se encontrar com o texto do atalho seleccione, apague-o e, no teclado, pressione a combinação de teclas ALT + 255.

Note que o “Num Lock” deve encontrar-se ativo antes de proceder com esta tarefa.

Ao efetuar esta combinação de teclas, será criado um espaço em branco no nome do atalho. Agora basta clicar sobre qualquer área do ambiente de trabalho ou pressionar ENTER. O atalho deverá permanecer com o nome em branco e, desta forma, oculto.

Como remover o nome dos atalhos do Ambiente de Trabalho

Em alguns atalhos poderá ser apresentada uma mensagem de confirmação ou de acesso administrativo. Nestes casos bastará pressionar a opção “Continuar” para a alteração ser efetuada.

Agora basta realizar o mesmo processo nos atalhos que pretender ocultar o texto.

Para uma maior personalização, teste alterar os ícones dos atalhos dos seus programas preferidos. Existem dezenas de websites online que disponibilizam ícones gratuitos. Recomendamos que comece pelo IconFinder, onde existem milhares de excelentes ícones para começar.