Novo malware para Mac infecta também o iOS via USB
A Apple sempre se pronunciou sobre o sistema iOS e MacOS como sendo dois dos mais seguros, nomeadamente devido à praticamente inexistência de vulnerabilidades (até à pouco tempo era mesmo considerado livre de malware). No entanto, uma recente ameaça encontra-se a propagar rapidamente.
Segundo revela a empresa de segurança Palo Alto Networks, foi descoberto um novo malware, apelidado de WireLurker, que é capaz de infetar um sistema Mac OS e, inclusive, ser transmitido para equipamentos com o sistema iOS via USB.
Numa primeira fase, o WireLurker ataca o sistema Mac OS, alterando o sistema para detetar quando um equipamento com o iOS é ligado via USB. Assim que este é detetado, o malware é transferido para o equipamento móvel como uma aplicação.
Assim que se encontra no iOS, este pode aceder a praticamente todo o conteúdo do mesmo, o que inclui mensagens e listas de contactos. Até ao momento, o malware ainda não aparenta ter sido ativado de forma remota, mas a qualquer momento os dados podem ser enviados para locais remotos.
O caso recebe ainda mais atenção quando este malware não necessita de nenhum tipo de equipamento especial, como um sistema com jailbreak aplicado. Ou seja, qualquer equipamento com o sistema iOS encontra-se vulnerável.
O malware aparenta ter começado a ser distribuído numa loja de aplicações chinesa, a Maiyadi, tendo já infetado mais de 467 programas que foram descarregados cerca de 350 mil vezes.