União Europeia pretende expandir "direito ao esquecimento" da Google a nível mundial

 

Recentemente, as entidades reguladoras na União Europeia levaram a que a Google tivesse de implementar o sistema que permite remover resultados de pesquisas sobre cidadãos da Europa, no que ficou de conhecido como o direito ao esquecimento. No entanto, estas mesmas entidades pretendem agora expandir esta opção igualmente para outros continentes.

Segundo revela a agência Reuters, as entidades europeias referem que os cidadãos possuem direito à sua privacidade online, o que inclui a remoção dos resultados com os seus nomes das pesquisas. Apesar de esta medida ter sido implementada nas versões locais do Google, ainda é possível encontrar os resultados quando acedido às versões internacionais.

Desta forma, o objetivo passa por expandir a funcionalidade a nível mundial, permitindo qualquer cidadão remover resultados com o seu nome das pesquisas no motor de busca e que, uma vez aplicada a remoção dos resultados, esta seja realizada em todas as versões do Google e em todos os continentes.

De relembrar que a Google têm vindo a ser investigada na Europa devido à sua política de privacidade para com os utilizadores.