Atualização das drivers da NVIDIA remove possibilidade de overclock
A Nvidia encontra-se a ser alvo de mais uma polemica relacionada com as suas placas gráficas, nomeadamente as destinadas a portáteis.
De acordo com o portal DailyTech, vários utilizadores têm relatado que, com a recente atualização das drivers da Nvidia, deixou de ser possível realizar overclock nos GPUs presentes em vários portáteis.
A atualização GeForce R347 remove completamente a possibilidade de overclock na maioria das gráficas da empresa, especialmente os chips da série GTX 900M, e levou também à redução do clock base destes.
A partir dos seus fóruns, um técnico da empresa revelou que as placas Geforce para portáteis não se destinam a ser utilizadas com overclock, podendo esse acto levar a sérios problemas ou danos irreversíveis. Foi ainda sublinhado que, devido a um bug nas versões anteriores das drivers, o overclock era possível, mas que este não tinha sido introduzido efetivamente pela fabricante.
Foi ainda sublinhado que, nos modelos de portáteis onde era anunciada a existência de overclock ou a possibilidade deste, os fabricantes não deveriam utilizar estes recursos para efeitos de marketing, descartando assim a responsabilidade desse ponto para a Nvidia.