DirectX 12 irá permitir combinar gráficas da Nvidia e AMD no mesmo sistema
O DirectX 12 deverá chegar em conjunto com o Windows 10, mas enquanto isso não ocorre continuam a surgir rumores sobre a API do Windows.
De acordo com o portal TomsHardware, o DirectX 12 poderá contar com a possibilidade de combinar duas gráficas de fabricantes diferentes no mesmo sistema. Ou seja, isso significa que os utilizadores poderão combinar uma gráfica da Nvidia e outra da AMD no mesmo sistema.
Isto é possível devido à nova tecnologia Explicit Asynchronous Multi-GPU, que se encontrará presente no DirectX 12 e, resumidamente, irá permitir conjugar o processamento de múltiplos GPU’s como se fossem apenas um, independentemente da marca.
No entanto, apesar deste recurso, ainda será necessário que os programadores de jogos determinem o que cada GPU irá processar, pelo que é provável que este não seja compatível com alguns dos jogos atualmente no mercado.
Outra das possibilidades apontadas para a utilização desta tecnologia encontra-se também com as gráficas integradas nos processadores mais recentes. Estas poderiam trabalhar em conjunto com uma gráfica dedicada para garantirem um aumento de desempenho, particularmente útil em portáteis.