Project Maelstrom pretende utilizar torrents para armazenar sites
Atualmente, quando um site é aberto no navegador este encontra-se a ser descarregado a partir de servidores ligados à internet. No entanto, a BitTorrent encontra-se a trabalho num novo projeto que pretende revolucionar o método de colocar um site online.
O novo Project Maelstrom pretende que os websites sejam guardados não num servidor central mas nos computadores dos utilizadores. Este teria o mesmo formato que os torrents tradicionais, onde os utilizadores iriam descarregar o site diretamente de outros computadores pessoais.
Quantos mais utilizadores acederem ao site, mais distribuído este se encontra e mais rápido o acesso.
Esta metodologia possui algumas vantagens, sendo que a principal encontra-se no facto de impedir, teoricamente, a realização de ataques DDoS. Como as várias partes do website se encontram em computadores distintos, torna-se praticamente impossível utilizar um ataque DDoS para o afectar.
Apesar desta vantagem, outra que poderá advir não será bem vinda pelas autoridades. Uma vez que a distribuição do site é realizada sobre múltiplos sistemas, torna-se igualmente impossível para as autoridades conseguirem localizar a origem do site e, consequentemente, bloquearem o mesmo.
O projeto ainda se encontra em fase de testes, sendo que ainda deverá demorar algum tempo a ser disponibilizada uma versão pública.