Falha de segurança no Android afecta 95% dos equipamentos
Recentemente foi descoberta uma nova falha de segurança no sistema Android, que poderá afetar praticamente todos os utilizadores que possuam equipamentos com este sistema.
A descoberta foi realizada pela empresa Zimperium, sendo que afeta todas as versões do Android entre a 2.2 e a 5.1, correspondendo assim a praticamente 95% dos equipamentos no mercado.
Segundo revela o portal VentureBeat, a falha permite que um utilizador mal intencionado possa aceder remotamente ao equipamento e ter acesso a vários componentes deste, como o microfone. Esta falha encontra-se localizada na biblioteca de gestão do conteúdo multimédia, apelidada de Stagefright.
A falha pode ser explorada simplesmente com o número de telefone da vitima e com uma mensagem MMS. Após a exploração, o atacante pode ter acesso a todo o sistema, incluindo os dados guardados e a vários componentes, como o microfone e a câmara.
É ainda possível eliminar todos os vestígios do ataque de forma remota, pelo que um utilizador pode ser afetado sem nunca se aperceber disso.
A Google já disponibilizou a correção para a vulnerabilidade no código base do Android, porém cabe às fabricantes disponibilizarem a atualização para os equipamentos. Tendo em conta que esta afeta versões antigas do sistema é provável que nem todos os equipamentos possam receber a mesma.