Snapdragon 820 irá possuir protecção contra malware a nível do hardware

qualcomm smart protect

 

O malware para equipamentos móveis têm vindo a aumentar drasticamente nos últimos tempos. Dependendo do tipo de malware, estes podem causar desde pequenos estragos a grandes perdas ou roubos de informações.

Apesar de existirem várias soluções para combater o malware, este ainda se propaga muitas vezes sem ser detetado. É neste sentido que a Qualcomm pretende apresentar a sua nova funcionalidade Smart Protect, que irá fazer parte do processador Snapdragon 820.

De acordo com o comunicado da empresa, esta funcionalidade permite adicionar uma camada de segurança a nível do hardware, sendo ainda possível aos programadores utilizarem a API da mesma nas suas aplicações.

Esta funcionalidade irá detetar ações potencialmente maliciosas realizadas pelas aplicações, mesmo que estas não sejam detetadas como tal numa primeira analise. Como exemplo a empresa refere o envio suspeito de mensagens SMS.

Caso seja verificado que uma aplicação encontra-se a enviar um volume elevado de SMS sem apresentar uma notificação ao utilizador, o Smart Protect entra em ação para bloquear o malware.

malware entrada

O funcionamento de cada aplicação será analisado em tempo real, de forma a detectar qualquer atividade suspeita.

A principal vantagem desta funcionalidade encontra-se na possibilidade de continuar a proteger o utilizador mesmo que não seja instalada nenhuma aplicação especifica de segurança no software.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=NQUDGGuqzb0]