Craig Wright alega ser o criador do Bitcoin

Bitcoin

A procura pelo reconhecido “Satoshi Nakamoto”, criador da moeda virtual Bitcoin, têm durado vários anos. Foi há cerca de dois anos que o Newsweek indicou um homem de 64 anos, residente na Califórnia, como sendo o criador, mas rapidamente se chegou á conclusão que tal estaria incorreto.

Desde então a procura tem-se mantido. Agora chegam novas informações que podem dar conta do criador da moeda virtual. Numa investigação conjunta entre a BBC, The Economist e a GQ, chegou-se à conclusão que o criador do Bitcoin poderá ser um cientista australiano Craig Steven Wright.

Numa reunião com os meios de imprensa, Wright terá assinado várias mensagens utilizando a chave de encriptação conhecida por ter sido utilizada pouco depois do Bitcoin ter sido criada, pelo nome de “Satoshi Nakamoto” em 2009.

O nome também não será desconhecido, tendo em conta que já era especulada a possibilidade desta ligação desde Agosto do ano passado, quando o portal Wired obteve um conjunto de informações e emails que apontavam Wright como o criador da moeda.

Craig Steven Wright

Pouco depois de ter sido revelado publicamente o nome, as autoridades australianas terão realizado buscas nas casas de Wright, onde foram descobertos vários computadores de elevado desempenho, que exigem mesmo requisitos de energia específicos.

Apesar da revelação, nem todos acreditam que Wright seja realmente o criador da moeda virtual. O investigador de segurança Dan Kaminsky tentou validar a assinatura providenciada como prova por Wright e não obteve sucesso.

No Reddit foi igualmente indicado que a assinatura aparenta tratar-se somente de uma cópia da utilizada pelo original “Satoshi Nakamoto” em 2009, sendo indicado que é impossível Wright ser o criador da moeda, tratando-se provavelmente de um “scammer”.

Provavelmente ainda não será agora que o criador da moeda virtual será conhecido sem dúvidas para toda a comunidade, mas algo será certo: a procura irá continuar…

Via BBC