Android Nougat não irá permitir arrancar sistema em caso de erros

Android Nougat

Desde o Android KitKat que o sistema realiza uma verificação do arranque, de forma a evitar que rootkits ou outros tipos de malware possam operar no sistema sem serem detetados. No entanto, com a mais recente versão do Android, este processo será mais agressivo para segurança dos utilizadores.

Atualmente, caso fossem identificados erros no arranque do sistema derivados de possível malware, era apresentada uma mensagem de alerta aos utilizadores. No entanto, com o Android Nougat, esta medida irá ficar mais agressiva, impedindo o arranque do equipamento por completo ou possibilitando o acesso apenas a uma interface básica para resolução de problemas (com permissões limitadas).

A empresa afirma que, com esta medida, pretende-se prevenir que o malware possa levar a roubo de dados do equipamento, mas é também indicado que o processo pode levar a alguns problemas. Isto será valido sobretudo para casos em que sejam instalados firmware alternativo no equipamento.

Terá igualmente impacto nos equipamentos que possuam o bootloader bloqueado, o qual ficará mais difícil de desbloquear de forma legitima.

Via Android Developers Blog