CCleaner ignora configurações dos utilizadores e força atualização automática

ccleaner

O CCleaner não tem vindo a ter um bom ano. O popular programa para a limpeza de lixo em sistemas Windows tem vindo a enfrentar várias atualizações que, ao longo dos meses, levaram também a algumas críticas.

Em recentes atualizações, o CCleaner começou a integrar também a instalação do Avast Antivirus como uma “oferta” para os utilizadores, alem de que o programa também foi criticado por recolher diversa informação dos sistemas, a qual seria praticamente impossível de desativar.

Agora, o programa volta a ser criticado por realizar a atualização automática de forma forçada, mesmo que os utilizadores desativem o sistema de atualizações automáticas. A partir dos fóruns da Piriform, um utilizador reportou que a 6 de Setembro o seu CCleaner atualizou automaticamente, apesar de as definições não estarem com as atualizações automáticas ativas.

A empresa confirmou posteriormente que se encontra a forçar a atualização do CCleaner, independentemente das definições dos utilizadores, para as versões mais recentes disponíveis. Em causa são apontadas necessidades legais para permitir dar mais transparência e autonomia aos utilizadores sobre as suas definições de privacidade.

resposta ccleaner

Apesar de atualizar uma aplicação possuir benefícios, esta medida também causa leva a que as definições de privacidade dos utilizadores sejam restauradas para valores padrão – o que imediatamente procede ao envio de várias informações do sistema para a empresa. Além disso, muitos utilizadores podem preferir utilizar versões antigas por diversas razões.

Infelizmente não existe muita alternativa para impedir esta atualização forçada. Para os utilizadores as únicas soluções passam por aceitar a mudança e utilizar a versão mais recente, procurar uma versão mais antiga do programa e bloquear o serviço de atualização automática (através da remoção do programa em C:\Program Files\CCleaner\CCupdate.exe) ou simplesmente desinstalar o CCleaner e utilizar alternativas.

No TugaTech, devido aos recentes acontecimentos com o programa, temos vindo a recomendar a desinstalação do CCleaner por completo. Alias, muitas das funcionalidades que o CCleaner disponibiliza podem ser realizadas com ferramentas nativas do Windows, como descrevemos no artigo “Conheça as ferramentas nativas do Windows para substituir o CCleaner”.