Xiaomi criticada pelo aumento de publicidade na MIUI

xiaomi miui

A Xiaomi é conhecida pelos seus smartphones de baixo custo, porém esta recebe alguns dos seus lucros devido à publicidade que aplica na interface do seu sistema, a MIUI. No entanto, a empresa tem vindo a ser criticada pelo aumento exagerado na publicidade aplicada.

De acordo com um utilizador no Reddit, a versão mais recente da MIUI e das suas aplicações contam com um elevado número de anúncios publicitários, incluindo na aplicação de música e até nas Definições do Android.

De acordo com o portal The Verge, a empresa emitiu um comunicado onde informa que a publicidade apenas surge nos equipamentos com a interface da MIUI, e não nos dispositivos com o Android One. Além disso, foi também sublinhado que a publicidade faz parte integrante da empresa desde os seus primeiros dispositivos.

Qualquer utilizador de equipamentos da Xiaomi deverá saber que a empresa tende a gerar lucro sobre os seus serviços e aplicação, e não diretamente pela venda de hardware. Este será um dos motivos pelo que o recente Pocophone F1 encontra-se disponível para compra a preços acessíveis, apresentando depois publicidade para rentabilizar os equipamentos.

publicidade miui interface

No entanto, ao aumentar o número de anúncios publicitários sobre a interface, a empresa corre também o risco de perder alguns dos seus utilizadores – sobretudo se estes anúncios começarem a ser cada vez mais intrusivos na utilização do sistema.

De notar que nem todos os dispositivos possuem esta publicidade, dependendo do pais onde são utilizados e das versões do sistema. Por norma, a China será um dos principais mercados onde a Xiaomi aplica um volume elevado de publicidade – no que é, porém, algo regular de se encontrar no pais.

Em todo o caso, a Xiaomi não é a única empresa a realizar esta pratica. A Samsung, que vende dispositivos a preços consideravelmente superiores, também possui a tendência a enviar notificações que – apesar de não serem consideradas publicidade exagerada – ainda assim causam algum impacto na experiência de utilização do sistema. A Amazon deverá ser uma das únicas empresas que fornece uma experiência diferente, com a disponibilização dos seus dispositivos sobre a opção de integrarem anúncios publicitários a um preço mais reduzido, ou versões sem anúncios mas com um preço de venda mais elevado.