Facebook acusado de inflacionar estatísticas publicitárias

facebook ads

Um conjunto de anunciantes no Facebook avançou recentemente com um processo contra o Facebook, por alegados erros nas medições feitas sobre anúncios publicitários da plataforma.

As queixas iniciais datam de 2016, mas apenas agora será um caso averiguado pelas autoridades dos EUA. Em causa encontram-se erros reportados à rede social em 2015, sobre valores incorretos e bem mais elevados que os reais que estariam a ser aplicados nos anúncios de vídeo da plataforma. Como este tipo de publicidade é baseada no número de utilizadores alcançados, os anunciantes acabam prejudicados com o aumento dos valores.

De acordo com o grupo afetado e agora responsável pelo processo, alguns dos dados estatísticos possuíam valores inflacionados entre os 150 e 900%, o que é consideravelmente elevado. De sublinhar ainda que o próprio Facebook confirmou, em 2016, ter descoberto vários erros no seu sistema de medição de estatísticas nos vídeos da plataforma.

Em comunicado, a rede social apenas sublinha que as acusações são falsas e sem fundamento. Em todo o caso, a audiência deste caso encontra-se marcada para o próximo dia 14 de Dezembro.