IA da Google é agora capaz de detetar cancro da mama

google cancro mama

Os métodos de investigação para detetar e tratar antecipadamente vários tipos de cancro estão constantemente a evoluir. Os médicos utilizam estas tecnologias para fornecerem a melhor capacidade de reposta possível à doença, e ao longo dos últimos anos têm vindo a ser feitas melhorias consideráveis nesta área.

Agora, a Inteligência Artificial pretende ser mais uma ferramenta ao dispor dos médicos para ajudar na deteção de cancro antecipadamente, mais em concreto com a ajuda da Google e do seu sistema para detetar cancro da mama. De acordo com a empresa, investigadores da Google desenvolveram um novo sistema de IA apelidado de LYNA, o qual é capaz de identificar indícios de cancro da mama com 99% de eficácia.

Segundo os investigadores, a LYNA é capaz de identificar os indícios de cancro da mama com uma maior eficácia do que os próprios médicos, sobretudo a detetar se o cancro atingiu os nódulos linfáticos – algo de extrema importância para identificar se o tratamento deve ser iniciado.

Sem dúvida, os potenciais da Inteligência Artificial para detetar cancro antecipadamente são uma valiosa ajuda para as instituições médicas, e o avanço nesta área poderá resultar em melhorias consideráveis nos tratamentos da doença.