Winamp vai regressar em 2019, para desktop e smartphones
Winamp, o antigo mas ainda útil leitor de música, está aparentemente a ser reformulado para uma nova aplicação móvel inteligente e “all in one”, com lançamento previsto já para 2019.
A versão original do Winamp foi lançada em 1997, tendo rapidamente assumido o trono entre os leitores de música mais populares no mercado. Em parte isto ocorreu devido às possibilidades de personalização e centenas de plugins existentes para melhorarem ainda mais as funções nativas. Em 2002 o player foi adquirido pela AOL, para depois ser vendido à Radionomy em 2014.
Desde 2013 que este não recebe atualizações, mas ainda assim está disponível para uma grande variedade de sistemas – e recentemente surgiram também rumores de estar prevista a chegada de uma nova versão para Windows 10.
No entanto, de acordo com Alexandre Saboundjian, CEO da Radionomy, em entrevista ao portal TechCrunch, está prevista a chegada de uma nova versão do leitor para o próximo ano com várias novidades.
Uma destas novidades passa pela adaptação do leitor de música para um formato “móvel”, com o lançamento de uma aplicação móvel. Isto não seria algo novo – tendo em conta que o Winamp esteve disponível para Android no seu auge, mas acabou por ser descontinuado.
Saboundjian afirma que os utilizadores poderão ouvir um ficheiro MP3 em casa, a partir da Cloud, podcasts, rádios em streaming, entre outros formatos. Com isto, os planos passam por integrar a aplicação já existente para desktops e transferir a mesma também para plataformas móveis, criando uma experiência linear de utilização.
Por enquanto Saboundjian não deixou detalhes sobre como este sistema irá funcionar. É possível que se verifique uma integração do Winamp com outros serviços de streaming – como é o caso do Spotify ou Apple Music – mas de forma oficial ainda não existe nenhuma confirmação.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QmjUE6SkCyg]
De relembrar que também é esperado o lançamento da versão 5.8 do Winamp para desktop, algo que deve acontecer dentro das próximas semanas. Esta versão pretende corrigir alguns erros e problemas de compatibilidade. O Winamp 6 apenas deve ser lançado em 2019.