Windows 10 October 2018 Update volta causar perda de dados

windows ficheiros eliminados

Mais um dia, mais um problema com a grande atualização do Windows 10 de Outubro. Praticamente todas as semanas desde que a atualização foi lançada – e rapidamente removida da disponibilidade pública – surge algum tipo de problema ou erro que afeta gravemente os utilizadores.

A atualização foi inicialmente removida depois de ter causado a perda de ficheiros na pasta “Documentos” para centenas de utilizadores. Apesar de a Microsoft ter confirmado o erro, e alegado que apenas uma pequena percentagem dos utilizadores estaria afetada, ainda assim era grave o suficiente para causar problemas em geral.

Agora surge um novo bug nesta versão, desta vez afetando o sistema de transferência de ficheiros no sistema operativo – utilizado pelas tarefas de copiar ou colar ficheiros. De acordo com os relatos de um utilizador no Reddit, o Windows 10 versão 1809 aparenta não encontrar-se a notificar os utilizadores quando existem conflitos de ficheiros no processo de transferência.

mensagem alerta mover

Como exemplo, se um determinado ficheiro for movido para uma pasta, e onde se encontre outro ficheiro com o mesmo nome, tradicionalmente surge uma mensagem de alerta para o utilizador. Esta mensagem permite alertar o utilizador se pretende sobrescrever o ficheiro ou manter a versão atual.

Porém, no novo bug, o Windows 10 1809 não apresenta esta questão, simplesmente sobrescrevendo todos os ficheiros existentes. O erro não aparenta acontecer em todas as situações, sendo que a maioria aparenta surgir apenas quando um elevado número de ficheiros são copiados.

Outro utilizador reporta um erro similar ao mover ficheiros, mas desta vez para dentro de pastas zipadas. Apesar de a transferência aparentar ser realizada com sucesso, os ficheiros não são efetivamente transferidos para dentro do ficheiro zip.

De notar que, neste último caso, o problema apenas acontece com o sistema de copia para ficheiros ZIP a partir do próprio Explorador do Windows. Programas como o Winrar ou Winzip não são afetados.

A Microsoft já foi informada desta falha, mas até ao momento ainda não forneceu nenhum detalhe relativamente à correção. De relembrar que encontra-se disponível novamente a atualização da versão 1809 para os utilizadores do programa Insider. A chegada ao público em geral espera-se que ocorra ao longo das próximas semanas.