AMD termina suporte a drivers de 32-bits

amd radeon drivers

A AMD revelou que irá começar a descontinuar o suporte a drivers de 32 bits sobre todas as suas placas gráficas.

Com esta medida, a AMD irá deixar de fornecer novas versões de drivers em sistemas 32 bits, mantendo apenas as suas variantes para 64 bits. Os sistemas que estejam atualmente a funcionar em 32 bits podem permanecer com as versões lançadas até ao momento, mas não irão receber futuras atualizações.

Aplica-se, no entanto, uma exceção: a empresa garante que irá fornecer atualizações para estas drivers caso surja no futuro alguma falha critica nesses drivers, que necessitem de intervenção imediata.

A última versão de 32 bits disponível será a Radeon Software Adrenalin Edition 18.9.3, lançada em meados de Setembro. As mais recentes 18.10.2 são as primeiras lançadas exclusivamente para 64 bits.

De relembrar que esta medida não será algo invulgar. A Nvidia também já tinha revelado a descontinuação dos drivers em 32 bits desde 2017, comprometendo-se a lançar atualizações complementares se necessário até 2019. Os dados mais recentes indicam que, dentro do ambiente Windows, existem menos de 2% de computadores com versões 32 bits.