Apple pode ter de explicar porque não permite lojas de apps de terceiros

apple store aplicações

Até ao momento, os utilizadores de sistemas iOS apenas podem instalar aplicações oficialmente pela App Store da Apple – apesar de existirem métodos recorrendo ao Jailbreak, a App Store continua a ser o meio oficial e suportado.

No entanto, a empresa pode vir brevemente a ter de explicar porque não permite a utilização de apps de terceiros no seu sistema. Esta situação envolve um caso contra a empresa, na qual é acusada de abuso de posição dominante por forçar os programadores a utilizarem a App Store para a venda de apps – com uma comissão forçada de 30% no preço final.

Esta medida será algo invulgar dentro do ecossistema de smartphones. Como exemplo, no Android é possível encontrar diversas lojas de apps de terceiros – ou até deixar de lado completamente o formato de lojas centrais e adotar apenas ficheiros APK para instalação de aplicações. No entanto, para o iOS, isso não é possível de se realizar em formato nativo.

Um dos melhores exemplos desta situação encontra-se sobre o jogo Fortnite, que apesar de se encontrar disponível para iOS e Android, no sistema da Google este necessita de ser descarregado externamente à Play Store – e no caso do iOS ainda necessita de ser instalado pela App Store.

Até ao momento a empresa ainda não comentou esta situação, mas será certamente algo de interesse a verificar no futuro. Sobretudo porque poderá forçar a Apple a deixar mais informações concretas para o motivo de apenas permitir a App Store como fonte de instalação de apps.