Google Safe Browsing alerta para malware em programas legítimos

google alerta malware

O Chrome conta com uma funcionalidade de segurança útil, que alerta os utilizadores sempre que estes tentam descarregar programas potencialmente nocivos ou acederem a sites que distribuem os mesmos.

No entanto, alguns utilizadores têm vindo a reportar que aplicações legitimas estão a ser consideradas como maliciosas pelo menos desde Novembro. De acordo com as denuncias, o Google Safe Browsing encontra-se a marcar programas sem qualquer conteúdo malicioso como sendo potencialmente danosos.

Esta situação agrava-se tendo em conta que o Google Safe Browsing não será exclusivo do Chrome, tendo também a sua implementação no Firefox e Safari.

Entre alguns dos programas a serem considerados como maliciosos encontra-se o reconhecido  Bulk Image Downloader, Beyond Compare, Spambully, HelpNDoc, Rename Expert e Unhackme. Todos os programas nesta lista surgem como sendo totalmente livres de vírus em plataformas como o VirusTotal – que, por sinal, pertence também à Google. Além disso, estes estão assinados com certificados válidos e associados com as respectivas empresas criadores.

exemplo análise vírus virustotal

O Google Safe Browsing não apresenta detalhes sobre o motivo dos programas serem considerados maliciosos, apesar de alguns terem pontos em comum – como o facto de utilizarem o software “Delphi” e “Inno” para a criação do instalador.

De acordo com os testes feitos pelo TugaTech, na data de escrita deste artigo, os sites que distribuem os programas aparentam encontrar-se a funcionar na normalidade – onde o problema aparenta ter sido resolvido. Por sua vez, alguns downloads ainda surgem com o alerta de possíveis conteúdos maliciosos – algo que a Google deve corrigir dentro dos próximos dias.

No que respeita ao sistema em si, a Google não deixou qualquer comentário para o facto de os programas terem sido considerados maliciosos, nem outras indicações sobre o motivo para tal.