Windows 10: Como corrigir o registo de Evento ID 1534
Se atualizou o seu sistema Windows 10 para a mais recente atualização – build 1809 – é possível que tenha também começado a verificar um estranho evento nos registos do sistema – um erro de evento ID 1534 sobre o User Profile Service.
Nem todos os utilizadores de sistemas Windows possuem o habito de analisar os registos de erros do sistema, a partir da ferramenta “Visualizador de Eventos” que é fornecida pela Microsoft. No entanto, para aqueles que o façam, desde a última grande atualização do Windows 10 podem ter começado a surgir vários erros relacionados com um evento especifico e desconhecido.
O erro surge com o ID 1534, no registo de “Aplicação” e descreve o seguinte: “Falha na notificação de perfil do evento Unload para o componente {B31118B2-1F49-48E5-B6F5-BC21CAEC56FB}; código de erro: See Tracelogging for error details.”
A mensagem concreta pode variar de sistema para sistema, mas o problema é que surge em número elevado e várias vezes por segundo em certos computadores. A própria Microsoft confirmou que esta mensagem trata-se de um pequeno erro que se encontra a surgir sobre certas contas de utilizador – sejam elas locais ou sincronizadas com a Microsoft.
A falha encontra-se relacionada com o serviço “tiledatasvc”, que foi removido na versão 1809 do Windows mas parece terem sido deixados alguns traços do mesmo na versão final, o que causa o problema.
Apesar de a Microsoft admitir o problema, também aponta que o erro não deve causar nenhum tipo de impacto no desempenho geral do sistema operativo. Ainda assim, pode ser incomodo para quem necessite de analisar os registos do sistema – tendo em conta que pode surgir centenas de vezes a cada segundo. Além disso, algum dos recursos do sistema também podem ser utilizados para a escrita deste evento, mesmo que mínimos.
Felizmente existe uma possível forma de corrigir este problema antes da atualização da Microsoft. O processo envolve modificar o registo do Windows, pelo que recomendamos que o realize apenas se for realmente necessário – alguma falha a seguir estes passos e pode causar a inacessibilidade do seu sistema.
1- Aceda ao menu iniciar e pesquise por “regedit” (sem aspas)
2- Abra o Editor de Registo e confirma a mensagem do UAC.
3- Aceda à seguinte chave do registo: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileNotification
4- Caso dentro desta chave exista uma entrada com o nome “TDL”, exporte primeiro o mesmo para um local seguro e elimine por completo a entrada.
5- Aceda à chave do registo: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileNotification
6- Repita o mesmo processo indicado no ponto 4, certificando-se que apenas elimina a entrada correta e realiza o backup antes do processo.
7- Reinicie o sistema operativo
Caso os passos sejam realizados corretamente, o erro deve deixar de surgir nos eventos do Windows. Não são conhecidos efeitos secundários deste processo, mas deve ter em conta que trata-se de uma mudança externa, que pode não resolver o problema em todas as situações.
No TugaTech testamos o método em diferentes sistemas, sem qualquer impacto na utilização e em todos resolveram o erro reportado, mas os resultados finais podem variar.