Google Docs recebe nova API para automatizar tarefas

google docs

A Google disponibilizou uma nova funcionalidade, destinado aos programadores, que poderá facilitar a integração do Google Docs e de ferramentas de automatização.

A nova API apresentada pela empresa permite aos programadores desenvolverem várias tarefas automáticas dentro do sistema, como é o caso da criação de documentos em massa ou a capacidade de importar e exportar grandes volumes de informação.

De acordo com a engenheira da Google, Anu Srivastava, a API é compatível com várias linguagens de programação, o que pretende facilitar a sua integração com apps existentes atualmente. A engenheira afirma ainda que os documentos criados continuam a ser do Docs, mas a empresa pretende facilitar as tarefas que normalmente poderiam ser “chatas” de se realizar manualmente.

Um dos exemplos que é demonstrado pela Google seria para a criação de faturas. Com a utilização desta API os utilizadores poderiam criar documentos idênticos entre si para diferentes tarefas. Além disso, com a integração com outros documentos e serviços – como o Sheets – seria também possível criar os documentos preenchidos, poupando ainda mais tempo e trabalho.

De acordo com o portal TechCrunch, algumas empresas já terão criado apps para beneficiarem destas apps, nomeadamente empresas como a Zapier, Netflix, Mailchimp e Final Draft. Os programadores interessados poderão, desde já utilizar a nova API nos seus projetos.