MEO e NOS registam bloqueios no acesso aos DNS da Cloudflare
Muitos utilizadores costumam colocar DNSs próprios nos seus sistemas para os mais variados fins – seja para evitar o controlo das operadoras, garantir mais privacidade e segurança ou obter mais velocidade nos pedidos DNS realizados. No entanto, algumas operadoras nacionais podem estar a testar uma nova forma de evitar a utilização destes serviços, bloqueando para tal os pedidos feitos aos DNSs das mesmas.
A partir de várias redes sociais, utilizadores da MEO e da NOS tem vindo a reclamar nos últimos dias de vários bloqueios realizados aos DNS da Cloudflare – 1.1.1.1 e 1.0.0.1. Segundo o utilizador Tiago Franco – “gamafranco” – no Reddit, o bloqueio aparenta encontrar-se a ser realizado sobre o IP principal dos DNS da Cloudflare – 1.1.1.1. Da mesma forma, os comentários dos utilizadores apontam para que o bloqueio está a ser realizado de forma gradual, onde nem todos verificam problemas.
Surgem igualmente indicações que certos utilizadores que utilizam os DNS da Cloudflare estão a ser redireccionados para páginas de campanhas promocionais da MEO, invés dos sites finais a que se deveria ter acesso. Na maioria dos casos, alterar os DNS do sistema ou router para os padrão da operadora ou outros – como os DNS da Google – aparenta resolver a situação.
No caso da NOS, os relatos partes de erros em pedidos iniciais aos DNS ou no carregamento de certos websites.
No TugaTech tínhamos vindo a registar situações similares a ocorrerem em diferentes alturas e sobre diferentes operadoras. Desde o início desta semana que temos vindo a registar e a receber relatos de utilizadores com problemas de acesso aos DNS da Cloudflare e Google sobre ligações da NOS e MEO. Até ao momento estas aparentam ser as duas entidades que estão a realizar algum género de mudança sobre o funcionamento dos DNS.
O TugaTech tentou entrar em contacto com as principais operadoras nacionais, nomeadamente com as entidades visadas no bloqueio.
Até ao momento, a Vodafone informa que não existem registos de bloqueios ao IP referido. No caso da NOS, tentamos entrar em contacto direto com a empresa, mas não nos foi possível obter uma resposta final face à questão colocada.
Iremos atualizar o presente artigo conforme seja necessário.