Apple News causa baixo rendimento para os editores

apple news

Durante o início de 2017, a Apple lançou uma nova plataforma onde entidades jornalísticas poderiam publicar os seus conteúdos para todos os utilizadores do ecossistema da empresa, ficando conhecida como Apple News. No entanto, esta pode não ser tão atrativa como se julgava para os criadores dos conteúdos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Digiday, a grande maioria dos publicadores de conteúdos no Apple News afirmam que a plataforma da Apple gera pouco rendimento para as fontes. A pesquisa envolveu sete grandes empresas que publicam no Apple News, e apesar de os nomes das mesmas não terem sido revelados, estas apontam a falta de rendimentos como um dos principais problemas da plataforma.

Uma empresa em particular afirma mesmo ter recebido menos de mil dólares ao longo de um mês a partir do serviço da Apple. Um dos problemas apontados pelos criadores de conteúdos encontra-se sobre a falta de controlo e personalização da plataforma, com os anúncios a serem apresentados globalmente e sem possibilidade de selecionar um público especifico.

Além disso, o controlo monetário é realizado diretamente pela Apple e não pelos anunciantes, com a empresa a pagar cerca de 3 a 4 dólares por cada mil cliques. Apesar de a plataforma possuir uma elevada taxa de utilizadores – cerca de 90 milhões – ainda assim a rentabilidade da mesma não é suficiente.