Estudo indica migração de jogadores do PC para consolas até 2022

consolas no mercado

A rivalidade entre jogadores de PC e consolas não é de agora. Enquanto uns consideram que jogar num PC permite maior capacidade de upgrade no futuro e fornece uma melhor experiência em geral, outros consideram que o desenvolvimento e consistência da consola é mais apreciável.

Apesar disso, o mercado do PC continuou a ser um dos favoritos para gaming, algo que ainda permanece… embora não se saiba durante quanto tempo. De acordo com um recente estudo realizado pela empresa de análise do mercado JPR, os consumidores estão cada vez mais a trocar os jogos de PC pelas consolas, numa tendência que deve manter-se pelo menos até 2022.

Os dados apontam que mais de 20 milhões de jogadores podem vir a optar por jogar numa consola do que num PC até finais de 2022. Isto poderia causar alguns problemas a nível do mercado de componentes para PC, que é atualmente um dos principais beneficiados com a indústria gaming em PCs.

Não que o mercado em si venha a sofrer problemas consideráveis, mas iria verificar uma perda de lucros nas principais empresas e fabricantes de componentes hardware para PC.

Noutro ponto, esta tendência também pode ser justificada pelo aumento de serviços para gaming cloud, como o Google Stadia ou Geforce Now. Conforme estes serviços venham a ser melhorados, é possível que os jogadores comecem também a utilizar mais os mesmos, deixando de lado o gaming direto nos PCs.

O futuro ainda é algo incerto, e estudos como este não indicam necessariamente uma mudança imediata nos planos dos jogadores, mas não deixa de ser interessante verificar como cada vez mais a tendência passa por alterar o PC e a sua versatilidade por uma consola e TV.