Controle como o Windows 10 corrige automaticamente problemas
A mais recente versão do Windows 10 começou a incluir uma nova funcionalidade de “Resolução de problemas recomendada”. Esta funcionalidade foi integrada no Windows 10 v1903 e pretende ajudar os utilizadores na correção de problemas no sistema, aplicando medidas de forma automática.
Esta funcionalidade não é algo novo dentro do ambiente Windows, sendo que a empresa começou a testar as mesmas com os pacotes “Fix it”, normalmente associados a downloads incorretos ou para correção rápida de problemas comuns dentro do Windows – e os quais eram distribuídos no site oficial da Microsoft para todos.
Invés de se basear em pacotes que necessitam de ser descarregados manualmente, o que o Windows agora realiza é a reparação de problemas comuns de forma automática. Isto é benéfico para os utilizadores com menos conhecimentos, mas também pode ser mais um ponto de falha para quem pretenda um controlo mais abrangente do sistema – tendo em conta que as correções são aplicadas, por padrão, sem que os utilizadores sejam notificados.
Felizmente, os utilizadores possuem a capacidade de alterar o funcionamento desta opção. Por padrão, o Windows descarrega e instala automaticamente possíveis resoluções, mas dentro das definições escondidas do sistema é possível alterar este funcionamento.
Para tal, basta seguir estes passos:
1- Aceda às Definições do Windows > Actualizações e Segurança
2- Na barra lateral, aceda a Resolução de problemas > Definições recomendadas de Resolução de problemas.
3- Na secção “Resolução de problemas recomendada” dessa janela, selecione uma das opções que seja mais adequada para o seu caso.
Poderá selecionar uma das diferentes opções:
- Corrigir problemas automaticamente (padrão) – O Windows trata de instalar e corrigir problemas de forma automática, conforme sejam identificados.
- Informar-me quando forem corrigidos problemas – O Windows irá corrigir qualquer problema automaticamente, mas o utilizador será notificado desta atividade posteriormente.
- Perguntar antes de corrigir problemas – Antes de serem feitas alterações, o Windows irá notificar o utilizador sobre se pretende proceder com a correção.
- Corrigir apenas problemas críticos – apenas falhas graves irão ser corrigidas automaticamente pelo sistema operativo.
Infelizmente não é possível desativar a funcionalidade por completo. Porém, será recomendado que os utilizadores mais avançados, e que pretendam um maior controlo sobre as alterações do sistema, selecionem a opção de instalar as correções manualmente ou alertar quando forem instaladas.
> Notas finais
Se é um utilizador com poucos conhecimentos, talvez seja recomendado não mudar esta configuração. O Windows irá tentar corrigir automaticamente qualquer problema que seja identificado e que seja considerado como “comum” dentro da base de dados da empresa. Esta tarefa é feita de forma transparente para os utilizadores.
Se pretende um maior controlo sobre o que o sistema pode ou não realizar, ou se simplesmente é um utilizador com conhecimentos mais avançados, alterar esta opção pode ser um ponto de partida para saber exatamente quando acontecem problemas ou evitar alterações não pretendidas inicialmente de forma automática.