Facebook teria planos para integrar publicidade em conversas do Messenger
O Facebook encontra-se sempre à procura de novas formas de aumentar o rendimento com a publicidade na plataforma, e uma das medidas que pode vir a ser implementada passa por integrar publicidade sobre as mensagens privadas no Messenger.
Até agora, os utilizadores do Messenger apenas verificam publicidade quando acedem à sua lista de conversas, sendo a mesma apresentada de forma não intrusiva por entre os conteúdos. No entanto, alguns executivos do Facebook podem ter planos de tentar integrar esta mesma publicidade também no interior das mensagens – ou seja, em intermédio das conversas feitas pelos utilizadores na plataforma.
A medida terá sido descrita numa patente registada pelo Facebook o ano passado, e pode agora estar em planos de chegar aos consumidores em geral. A confirmar-se, esta medida pode levar a novos problemas numa plataforma que tem vindo a ser bastante controversa sobre as suas regras de privacidade junto dos utilizadores.
Ao integrar publicidade nas próprias mensagens enviadas no Messenger, isto iria permitir ao Facebook aceder ao conteúdo das conversas para apresentar publicidade direccionada, bem como permitir às agências de publicidade direccionarem anúncios com base nestas mesmas conversas.
De forma oficial, um porta-voz do Facebook já revelou que a empresa não possui planos de estar a trabalhar na introdução de anúncios nas conversas do Messenger, sublinhando que o registo de uma patente não descreve algo que possa vir a ser implementado no mercado.
Seja como for, a medida seria certamente vantajosa para o Facebook, mas traria também problemas a nível da privacidade junto dos utilizadores, e poderia causar ainda mais problemas numa plataforma que já não possui a melhor imagem no que respeita a segurança e privacidade de conteúdos partilhados.