Twitter não irá remover contas inativas sem ter funcionalidade memorial na plataforma
Recentemente foi revelado que o Twitter iria começar a remover contas inativas na plataforma, que não tivessem um login realizado nos últimos seis meses, como parte de uma atualização das suas políticas de privacidade e termos de serviço.
No entanto, vários utilizadores questionaram a plataforma sobre o que aconteceria com os conteúdos partilhados por contas de utilizadores falecidos ou familiares diretos que não podem mais aceder às mesmas. Derivado destas dúvidas, o Twitter decidiu suspender os planos de eliminar contas inativas até ter uma funcionalidade de memorial preparada e funcional.
A empresa já tinha confirmado que se encontra a preparar uma forma de criar contas “memorial” na plataforma, para utilizadores falecidos, e com as novas políticas que irão entrar em vigor para Dezembro, a empresa garante que nenhum conteúdo irá ser removido sem que esta funcionalidade esteja totalmente funcional na plataforma.
Apesar de existirem justificações válidas para que contas antigas da plataforma seja removidas, o Twitter parece encontrar-se ciente que é necessário ter algum cuidado antes de remover conteúdo que pode ser considerado importante para os utilizadores.
Por enquanto ainda não existe nenhuma confirmação sobre quando esta funcionalidade irá encontrar-se disponível. De relembrar que noutras plataformas, como é o caso do Facebook, é possível aos utilizadores criarem contas memoria de falecidos.