Falha no WhatsApp permitia bloquear aplicação em conversa de grupos
O WhatsApp pode ser uma das mais populares aplicações de conversação, mas ainda assim não escapa a algumas falhas de segurança de tempos a tempos. Um grupo de investigadores da empresa Check Point Research revelou agora uma nova falha que pode levar à total inacessibilidade das mensagens de grupo.
Os investigadores descobriram que, ao utilizar a versão web do WhatsApp e a consola de programador do navegador, é possível a utilizadores mal intencionados enviarem um conjunto de parâmetros para uma conversa de grupo que tornam a aplicação totalmente inacessível para os intervenientes nessa conversa.
A falha apenas pode ser corrigida se os membros desse grupo realizarem a reinstalação do WhatsApp e eliminarem as mensagens anteriormente enviadas.
Esta falha junta-se a outra também recentemente descoberta, que permitia a manipulação de mensagens em chats de grupo de forma a manipular quem realmente as tinha enviado, podendo ser enviada uma mensagem por outro membro desse grupo quando, na realidade, não o fez.
Após a descoberta, os investigadores da empresa de segurança revelaram o problema para o WhatsApp em meados de Agosto, sendo que a falha foi corrigida em Setembro. Não se acredita que a mesma tenha sido explorada maliciosamente antes deste período, mas ainda se recomenda que todos os utilizadores atualizem para uma versão mais recente do WhatsApp nas respetivas lojas de aplicações.