Flickr apela aos utilizadores para manterem a plataforma viva

flickr

O Flickr não está a passar por uma das suas melhores fases, com o CEO da empresa SmugMug (atual dona da plataforma) a deixar um apelo a todos os utilizadores para que suportem o continuado desenvolvimento do serviço.

O Flickr foi adquirido pela SmugMug em meados de 2017, depois de ter feito parte do portefólio da Yahoo durante vários anos. A plataforma tinha os seus problemas, e certamente que algumas melhorias foram feitas, mas ainda assim parecem não ter sido suficiente para que a plataforma fosse rentável para muitos consumidores.

Num email enviado a vários utilizadores do Flickr, Don MacAskill, CEO e fundador da SmugMug, afirma que o serviço encontra-se atualmente a passar por alguns problemas financeiros, e apela a todos os utilizadores que subscrevam ao plano Pro do Flickr como forma de manter o continuado desenvolvimento do serviço.

De relembrar que, o ano passado, o Flickr deixou de fornecer 1TB de armazenamento gratuito – algo que era característico da plataforma desde meados de 2013 – limitando as contas gratuitas a apenas 1000 imagens. O objetivo seria focar a atenção dos utilizadores para o plano Pro – que fornecia armazenamento ilimitado e poderiam ser enviadas fotos sem limites.

Na mensagem enviada aos utilizadores, o CEO afirma que a empresa não adquiriu o Flickr como forma de obter um vasto rendimento do mesmo, nem para recolher dados pessoais dos seus utilizadores, e muito menos para fins de publicidade. O Flickr teria sido adquirido pelo gosto da entidade com o campo da fotografia e pelos fotógrafos, bem como pela nostalgia de manter o Flickr vivo para esta comunidade – sem duvida uma das principais atrações do Flickr será a sua comunidade de fotógrafos.

No entanto, o CEO afirma também que a empresa não pode continuar a operar no mesmo formato, e que estão previstas algumas mudanças para muito em breve. Para tentar cativar os utilizadores, o plano Flickr Pro será fornecido por apenas 3 dólares mensais (25 dólares por ano), em oposição aos tradicionais 49.99 dólares anuais.

O CEO afirma ainda que a entidade irá aumentar o preço da subscrição Pro no próximo ano, como forma de suportar os custos, sendo que a oferta de um valor mais reduzido irá ser válida apenas até ao inicio de 2020. Os utilizadores interessados poderão adquirir o plano Pro por um preço mais em conta a partir deste link – apesar da promoção apenas ser oficialmente iniciada no dia 26 de Dezembro, é possível desde já realizar a aquisição do plano mais barato.