Linux Mint 19.3 “Tricia” já se encontra disponível

Mint 19.3

O Linux Mint é uma das distribuições de Linux mais utilizadas no mercado, e com razão tendo em conta a sua interface simples de utilizar e gerir. Além disso, é também relativamente leve em recursos para ser suportado em praticamente qualquer sistema.

Para os fãs desta distribuição encontra-se agora disponível a nova versão do Mint 19.3 “Tricia”, que disponibiliza um conjunto de novidades e funcionalidades.

Entre os grandes destaques encontra-se o novo System Reports, que basicamente será um sistema de alertas para o distro, que irá informar o utilizador de qualquer notificação importante que seja necessária de ter atenção. Por exemplo, caso exista uma versão mais recente do Mint ou estejam em falta codecs para a reprodução de conteúdos.

report syster mint

Foram também realizadas melhorias a nível da alteração do idioma do sistema, sendo agora possível controlar mais facilmente os vários itens do mesmo e colocar a interface mais rapidamente no idioma pretendido.

O suporte ao HiDPI também foi melhorado, de forma a acomodar melhor ecrãs de elevadas resoluções. O Celluloid passou também a ser o novo leitor de ficheiros multimédia padrão, tendo em conta que fornece mais funcionalidades e um maior suporte a conteúdos e a nível do hardware.

leitor muiltimédia

O Cinnamon 4.4, interface padrão do sistema, é também outra das novidades, que na versão mais recente possui agora maior estabilidade, menos consumo de recursos e várias áreas do mesmo foram melhoradas – além de existirem novas animações mais suaves.

Por fim, o logo principal de arranque e do menu principal do sistema também foram modificados, para traduzirem uma imagem mais limpa e moderna do mesmo.

Obviamente a lista de alterações é bastante elevada, mas poderá ser verificada completamente no blog da entidade responsável pelo desenvolvimento do Mint. Para downloads, estes encontram-se disponíveis a partir do site oficial da distribuição, ou no sistema de atualizações automáticas caso possua o Mint instalado.