Google volta atrás na ideia de alterar design dos resultados de pesquisa

google

O ano passado a Google começou a testar algumas mudanças nos resultados de pesquisa, nomeadamente na forma como estes eram apresentados. A empresa passou a focar-se mais em fornecer os resultados com favicons, colocando os mesmos em destaque em cada um dos links da página de resultados.

A Google afirmava que esta mudança estava a ser bem vista pelos utilizadores, sobretudo os de dispositivos moveis, uma vez que permitia aceder mais facilmente aos conteúdos dos sites que conheciam. No entanto, a medida também deixava algumas criticas à forma como era difícil de distinguir entre links de publicidade e os resultados finais das pesquisas.

Face a isto, a Google parece ter optado agora por voltar atrás na decisão e deixar de lado o novo design. Em comunicado, e respondendo ao feedback dos utilizadores, a Google revela que irá testar apresentar resultados com e sem favicones nos links dos resultados, mas que os links de publicidade irão surgir com a indicação clara de serem anúncios.

A alteração de design, apesar de complicar a tarefa de pesquisa para os utilizadores, poderia vir a sair benéfica para a Google. Uma vez que os resultados dos links de anúncios iriam surgir quase integrados como resultados de pesquisa normais, os utilizadores poderiam também ser mais inclinados para carregarem nos mesmos invés de nos resultados de pesquisa reais, aumentando assim as receitas da Google no final.