Opera pode estar em maus lençóis com previsões de quebras financeiras

Opera navegador

Em tempos, o navegador Opera era uma alternativa considerada por muitos na navegação diária, mas ao longo dos anos essa tendência tem vindo a desaparecer um pouco. Apesar de fornecer algumas funcionalidades interessantes, e de ter vindo a receber cada vez mais novidades, o navegador e a empresa responsável pelo mesmo não estão a passar por um dos seus melhores períodos.

De acordo com um relatório da empresa Hindenburg Research, a empresa responsável pelo navegador Opera encontra-se a passar por alguns períodos complicados. Em meados de 2018 a empresa foi adquirida por um fundo de investimento chinês, e desde então os relatórios financeiros da mesma tem vindo a descer consideravelmente. A empresa teve um colapso nos lucros de 22.6% um ano após o investimento,

A piorar a situação, o atual CEO da Opera foi recentemente acusado de vários esquemas fraudulentos, o que terá também prejudicado a reputação e cofres da empresa em geral. Em pouco menos de dois anos a empresa registou uma queda de 80% nas suas ações em bolsa.

Além disso, e a piorar ainda mais os problemas da empresa, existem relatos que as apps da Opera na Google Play Store podem estar a violar alguns dos termos de serviço da plataforma, e como tal existe uma forte possibilidade das mesmas serem eliminadas no futuro, o que viria a causar ainda mais danos nos cofres da entidade. A confirmar-se, este corte nas aplicações do Android pode levar a uma quebra significativa nos ganhos da empresa sobre a vertente móvel.

O estudo da empresa Hindenburg afirma ainda que uma grande parte das receitas da empresa são originárias de empréstimos e outros negócios de curto prazo, com a estimativa que 42% das receitas da Opera são fornecidas através destes negócios. A confirmar-se, isto pode levar a que as ações da Opera na bolsa venha a cair drasticamente a curto prazo, quando for necessário realizar o pagamento dos empréstimos. Os especialistas apontam que estas quedas nas ações podem começar a ser verificadas dentro dos próximos doze meses – e até ao final do ano a empresa pode passar por graves problemas financeiros.

No final, a Opera está numa tendência de queda constante, e com as previsões a apontarem para que isso venha a piorar ainda mais no futuro. De notar que a Opera ainda não comentou este novo relatório, e até ao momento ainda não existe uma confirmação oficial que as previsões venham realmente a concretizar-se.

Mas não existe como negar que, ao longo dos anos, a Opera tem vindo a perder o seu potencial no mercado dos navegadores e sobre os serviços que fornecia para os consumidores em geral. Todos estes cortes e quedas terão um grande impacto no futuro da empresa. E caso seja consideravelmente graves, podem mesmo ditar o fim da empresa como um todo e do navegador reconhecido por muitos com o mesmo nome.