Android 11 recebe novo gesto de duplo-toque na parte traseira do smartphone

Android 11

Com a chegada da nova versão de testes do Android 11, começam também a ser conhecidas algumas das novidades que a Google possuí planeadas para a mesma. Uma destas pode ser um novo gesto dentro do sistema.

O Android 11 poderá vir a permitir que os utilizadores adicionem um gesto no sistema de dois toques na parte traseira do dispositivo, o qual, por padrão, irá ativar o Google Assistente – mas pode ser configurado para outras tarefas.

Utilizando apenas os componentes que já existem nos equipamentos atuais, como o acelerómetro e giroscópio, o Android 11 agora é capaz de identificar quando o utilizador toca duas vezes na parte traseira do dispositivo, realizando uma ação em conformidade.

Esta função parece funcionar de forma relativamente acertada, mesmo quando o smartphone se encontra sobre uma capa protetora. Além disso, a funcionalidade também parece funcionar quando o ecrã do dispositivo está desligado, pelo que deve ser relativamente simples iniciar agora atalhos para funcionalidades diferentes do sistema.

No entanto, algumas fontes também apontam que a sensibilidade desta função encontra-se algo elevada, o que faz com que seja ativada em várias ocasiões quando não deve ser – o que deve ser melhorado no futuro. É também possível que os utilizadores possam vir a ter uma configuração especifica para controlar a sensibilidade do duplo toque nas próprias definições do Android.