Firefox começa a testar modo forçado de HTTPS

firefox logo

A grande maioria dos websites na Internet atual utilizam ligações seguras – o conhecido HTTPS no início do endereço.  Isto foi algo que tem vindo a ser implementado para melhorar a segurança dos utilizadores, e apesar de não garantir total segurança em todos os casos, sempre é melhor do que não ter qualquer proteção.

A pensar nisso, o Firefox encontra-se agora a testar uma nova funcionalidade que pode garantir mais privacidade e segurança aos utilizadores finais, bloqueando por completo o acesso a sites e conteúdos não seguros na internet.

A funcionalidade é bastante simples, mas ao mesmo tempo garante uma privacidade extra durante a navegação. Quando ativada, o navegador irá carregar os conteúdos HTTPS na normalidade, sendo que, caso seja carregado um conteúdo em HTTP (não seguro), é automaticamente tentado o acesso via HTTPS. Caso este acesso falhe, então o navegador não carrega de todo o item.

firefox teste https only

Os utilizadores que pretendam testar esta funcionalidade podem ativar a mesma no Firefox 76 ou mais recente, acedendo à página “about:config” e pesquisando pela definição “dom.security.https_only_mode”, colocando a mesma como TRUE.

Caso algum conteúdo seja bloqueado por não ter o respetivo acesso HTTPS, o navegador irá apresentar o erro “Secure Connection Failed”. Esta funcionalidade, no final, é algo que extensões como a “HTTPS Everywhere” já tinham implementado faz algum tempo, mas que agora surge de forma nativa no navegador.