Peoople – o que é a aplicação do momento para criadores digitais?
Se tem estado atento às redes sociais nos últimos dias, possivelmente já deve ter ouvido falar da aplicação “Peoople”. Esta aplicação encontra-se atualmente como uma das mais descarregadas dentro da Play Store da Google e da App Store da Apple, e certamente que tem vindo a cativar mais e mais utilizadores.
O conceito da aplicação é simples: a Peoople promete recompensar os utilizadores pelas partilhas e ações que façam dentro da aplicação. O funcionamento da plataforma é bastante similar ao que se encontra no Pinterest, e permite aos utilizadores criarem listas com recomendações sobre os mais variados temas – deste locais a aplicações. A escolha é bastante larga. No final, a aplicação também incentiva os utilizadores a partilharem a aplicação com amigos e a interagirem com outros dentro da mesma.
Existem quatro níveis de “rank” para os utilizadores, cada um fornecendo funcionalidades e objetivos diferentes, mas em cada um deles também se elevam as regalias que se pode ter dentro da plataforma. O nível inicial é o Rookie, que não possuem acesso a qualquer benefício, sendo seguido os níveis Influencers, Unicorn e Star, cada um gradualmente com mais regalias.
Para passar entre diferentes ranks os utilizadores necessitam de realizar diferentes atividades dentro da aplicação – entre interagir com outros utilizadores, partilhar a app com contactos e amigos ou aceder durante um X número de dias seguidos. Depois de ultrapassado o rank inicial de “Rookie”, os utilizadores podem começar a ganhar com cada lista que criam – sendo que os ganhos variam conforme a popularidade de uma determinada conta, conteúdo ou lista criada.
O principal foco da aplicação aparenta encontrar-se nas marcas, fornecendo aos utilizadores a capacidade de criarem listas de recomendações de diversos produtos. Uma vasta linha de listas criadas são associadas com recomendações de roupas, perfumes, maquilhagem, aplicações, entre outras – e parece ser exatamente esse o público focado desta aplicação.
Não existe nenhum género de publicidade direta dentro da aplicação, mas ao mesmo tempo os utilizadores estão a publicitar as marcas indiretamente com cada lista que criam. Os ganhos posteriormente variam conforme a interação que seja feita. Alguns dos produtos recomendados dentro da app são afiliados para a própria “Peoople” – em plataformas como a Amazon – pelo que cada compra realizada por uma recomendação, a Peoople partilha o valor dos ganhos com o utilizador que gerou a venda – e é assim que a aplicação consegue distribuir os ganhos com os utilizadores.
Apesar de toda a popularidade que tem vindo a gerar, a “Peoople” ainda é uma aplicação relativamente recente no mercado. Criada originalmente em Espanha por Gonzalo Recio, o principal método de propagação e publicidade tem sido as partilhas que os utilizadores e alguns influencers realizam da mesma. Como também é relativamente recente, não existem muitas informações sobre o número de contas de utilizador entretanto criadas, ou os ganhos que realmente podem ser obtidos – o que também levanta algumas questões junto da comunidade, por se tratar de uma plataforma ainda bastante “recente”, mas com promessas de elevados ganhos.
Existe também a questão da privacidade dos utilizadores, já que a aplicação funciona no conceito das vendas realizadas, existe também uma séria questão sobre os dados que são recolhidos pela mesma, sobre as vendas feitas e quais os objetivos finais. Serão pontos interessantes de se analisar em mais detalhe conforme a aplicação venha a ganhar também destaque no mercado – mas para já, um dos públicos que parece estar a cativar mais este género de “listas” será o do mundo da moda e do estilo – que será também um grande foco das vendas feitas pelas “Recomendações”.