Windows 10 vai receber um novo Gestor de Pacotes nativo

Windows 10 winget

Qualquer utilizador do Windows sabe bem a tarefa de descarregar novas aplicações para o sistema. Na grande maioria dos casos, isso passa por aceder a um determinado site, descarregar um ficheiro EXE ou MSI e instalar no sistema. Enquanto isso, utilizadores do Linux estão bem habituados a instalem uma vasta quantidade de aplicações diretamente da linha de comandos, através de um Gestor de Pacotes.

Mas a Microsoft pode agora ter a solução para isto, estando a ser realizado os primeiros testes num novo Gestor de Pacotes para o Windows 10. Este sistema vai permitir aos utilizadores gerirem, instalarem e atualizarem facilmente algumas aplicações do Windows diretamente pela linha de comandos – de forma similar ao que é feito atualmente no Linux.

De acordo com o portal Windows Latest, este sistema irá funcionar pela linha de comandos, com a aplicação “winget”. Os utilizadores poderiam rapidamente escrever comandos como “winget install PowerToys” para instalarem diretamente no sistema a aplicação, sem terem de descarregar e executar manualmente o instalador.

O Gestor de Pacotes do Windows teria diferentes repertórios de software, alguns dos quais geridos diretamente pela Microsoft, e outros que poderiam ser adicionados manualmente sobre conteúdos de terceiros. Com o comando, todo o processo de instalação e atualização de pacotes será consideravelmente mais simples.

Esta nova funcionalidade iria encontrar-se disponível em futuras versões do Windows 10, sendo que atualmente apenas se encontra acessível para os utilizadores nas versões mais recentes do Windows 10 no programa Insider.