Alemanha pretende sistema de carregamento para eléctricos em cada posto de abastecimento

tesla elétrico veiculo

Como parte de um investimento milionário, o governo da Alemanha possui planos para forçar cada bomba de gasolina do pais a contar com estações de carregamento para veículos elétricos.

De acordo com a agência Reuters, a medida pretende ser um investimento de 130 mil milhões de euros para a estimulação do uso de veículos elétricos no pais. De acordo com as autoridades locais, dos mais de 168,148 veículos registados em Maio na Alemanha, apenas 3.3% dos mesmos eram elétricos. E comparando com todos os registos feitos ao longo de 2019, apenas 2.2% dos mesmos eram respeitantes a veículos elétricos.

Segundo estudos realizados neste mercado, um dos maiores entraves na aquisição de veículos elétricos encontra-se no receio dos consumidores sobre a falta de postos de carregamento para os mesmos – que será um dos pontos abordados agora pela nova legislação.

Ao forçar os postos de abastecimento a terem uma estação de carregamento elétrico, o governo garante assim que os veículos elétricos tenham sempre a possibilidade de carregamento, eliminando um dos receios dos consumidores.

Ainda o ano passado Angela Merkel tinha referido que pretendia ter um milhão de postos de carregamento de veículos elétricos por toda a Alemanha até finais de 2030. Isto apesar de o numero de postos de abastecimento no pais ter vindo a cair nos últimos anos – atualmente existem cerca de 15,000 postos.