Apple deverá anunciar mudança para MacBooks com chips ARM
A Apple encontra-se finalmente a terminar o seu processo de transição dos Macs dos chips da Intel para ARM, sendo que mais novidades vão ser reveladas no próximo dia 22 de Junho durante o evento Worldwide Developer Conference.
De acordo com a Bloomberg, a Apple possui nos planos introduzir uma nova gama de MacBooks com chips ARM, produzidos inteiramente pela empresa. Estes iriam chegar nos modelos que devem começar a ser comercializados pela marca em 2021, mas para permitir que os programadores possuem tempo suficiente para adaptarem as suas aplicações – se necessário – a empresa irá revelar a mudança já durante o evento do mês de Junho.
A TSMC deverá ser uma das responsáveis pela produção dos chips ARM, que deverão ser de 5 nm da série A. Esta medida não será nova, e na verdade os primeiros rumores sobre uma possível mudança de chips da Intel para ARM tinha vindo a surgir desde 2018, mas apenas agora a empresa parece preparada para a mudança, sendo que estão a ser desenvolvidos pelo menos três modelos diferentes de processadores ARM para os Mac.
O primeiro modelo da linha a receber chips ARM deverá ser o MacBook de 12 polegadas, no qual deve ser implementado um novo sistema de gestão gráfica e de desempenho, bem como melhorias a nível da eficiência energética.
Apesar de a linha de MacBook serem os primeiros a adotar os chips ARM, a Apple espera ainda integrar estes chips também na sua linha do iMac para o futuro, deixando de lado os processadores Xeon da Intel nos modelos de topo.