Facebook e Instagram bloquearam hashtag “sikh” durante meses por engano

facebook

O Facebook e o Instagram revelaram ter desbloqueado a hashtag #sikh das suas plataformas, depois de a mesma ter permanecido mais de três meses bloqueada. Todas as publicações que fossem criadas com esta hashtag eram, até agora, automaticamente bloqueadas.

A empresa afirma que tomou conhecimento do problema no inicio desta semana, e que rapidamente verificou a situação tendo chegado à conclusão de que o bloqueio tinha sido aplicado em meados de Março, devido a um processo incorreto de moderação feito na altura.

Além da hashtag encontrar-se bloqueada, os utilizadores que realizassem pesquisas pelo termo nas duas plataformas também eram apresentados com mensagens de erro e sem retorno de resultados.

bloqueio hashtag facebook instagram

Ainda não se encontra clara o motivo que levou a rede social a bloquear este tempo, ou porque demorou tanto tempo até ter sido finalmente resolvido. Em comunicado a rede social revela que o bloqueio ocorreu no dia 7 de Março, e desde então todas as publicações com o termo foram bloqueadas.

A empresa sublinha ainda que as hashtags são uma forma de permitir aos utilizadores partilharem mais facilmente as suas ideias e opiniões, sendo que não é o objetivo da empresa limitar o uso das mesmas, pelo que serão tomadas medidas para evitar que o bloqueio seja novamente aplicado no futuro.

Esta não é a primeira vez que uma hashtag é bloqueada sem razão dentro do Facebook. Ainda de forma recente o termo #blacklivesmatter estava a ser automaticamente detetado como spam dentro da rede social – o que tornou-se rapidamente notável devido ao crescente uso do termo nos últimos tempos.