Firefox vai facilitar exportação de senhas guardadas no navegador

Firefox logo

Tal como muitos outros navegadores, o Firefox possui um gestor de senhas integrado, que permite guardar de forma segura os dados de login dos utilizadores diretamente no navegador. Estes dados eram normalmente fixos e permaneciam encriptados diretamente no navegador, mas a Mozilla está a testar algumas mudanças para breve.

No Firefox 79 Nightly a Mozilla encontra-se a testar uma nova funcionalidade que permite exportar as senhas guardadas no navegador em formato CSV ou TXT, facilitando assim o backup das mesmas ou a importação para outros gestores de senhas.

A funcionalidade pode ser utilizada pelo Gestor de Senhas integrado do navegador, e na exportação o Firefox alerta para o facto de as senhas virem a ser colocadas em formato de texto plano, acessível por qualquer um. Como medida adicional de segurança, os utilizadores também necessitam de introduzir os dados de login da sua sessão do Windows para exportar os conteúdos.

exportação senha firefox

Esta funcionalidade será uma das que terá duas faces: apesar de permitir a exportação e backup das senhas guardadas no navegador, também permite que qualquer pessoa com acesso ao computador ou aos dados de login do Windows possa exportar as senhas guardadas no Firefox.