Google acusada de recolher dados da Navegação Anónima do Chrome

Google Chrome navegação anónima

O modo anónimo do Google Chrome é uma das melhores ferramentas para quem pretenda um pouco mais de privacidade durante a navegação, deixando de registar uma grande parte dos sites acedidos pelos utilizadores e alguns dos dados recolhidos nos mesmos – que são automaticamente eliminados quando a janela é fechada.

No entanto, a Google encontra-se agora a ser acusada de manter a recolha de informações dos utilizadores mesmo quando o Modo Anónimo do Google Chrome é utilizado. O processo foi apresentado num tribunal da Califórnia, e acusa a empresa de recolher informação para posteriormente associar os dados com os perfis dos utilizadores.

De acordo com a Reuters, a acusação aponta que a Google continua a realizar a recolha de dados – mesmo que em menor escala – das navegações que deviam ser consideradas privadas. Plataformas do Google Analytics, Google Ad Manager e outras da empresa podem manter cookies que permanecem no sistema mesmo quando o Modo Anónimo é utilizado, recolhendo a informação dos mesmos.

O caso encontra-se assente tanto para as versões do Chrome no desktop como também para as aplicações disponíveis em dispositivos móveis – Android e iOS. Em resposta, a Google já fez saber que estas acusações não possuem fundamento, indicando que os dados recolhidos são feitos diretamente pelos websites e não pelo navegador – algo que a empresa também alerta nas janelas abertas em Modo Anónimo.

O caso possui ainda uma indemnização no valor de 5 mil milhões de dólares, que corresponde a cerca de 5000 dólares por cada um dos utilizadores afetados.