Índia revela bloqueio a mais de 59 aplicações chinesas

bandeira da India

A Índia revelou ter aplicado um bloqueio a mais de 59 aplicações chinesas, no que será um dos maiores bloqueios de sempre feito no pais.

A medida, de acordo com os relatos de vários utilizadores, afeta aplicações como o TikTok, ShareIt, Mi Vídeo e UC Browser, todas apps desenvolvidas por programadores na China e com grande relevo no pais.

O governo indiano acusa estas apps de trabalharem fortemente com o governo chinês, e de se encontrarem a roubar dados dos utilizadores indianos para fornecer às autoridades locais, além de armazenarem as informações em plataformas externas à Índia.

O TikTok, por exemplo, conta com mais de 200 milhões de utilizadores apenas na Índia, fazendo cerca de um terço dos seus downloads totais. Um bloqueio a esta plataforma certamente que terá impacto tanto para os utilizadores como também para a empresa em si – e o mesmo se aplica noutras apps bastante populares que fazem parte desta lista.

Além disso, algumas aplicações da Xiaomi também foram bloqueadas, o que será bastante prejudicial para quem utilize smartphones da mesma, tendo em conta que algumas apps podem ser necessárias para o funcionamento de muitas funcionalidades dentro do mesmo.