Instagram prepara mudanças na forma como conteúdos são partilhados

Instagram app smartphone

O Instagram pode brevemente alterar a forma como os utilizadores podem partilhar os conteúdos da plataforma, nomeadamente na partilha em outras plataformas de forma direta.

Como acontece em outros serviços sociais, como o Facebook, Twitter ou YouTube, o Instagram possui uma funcionalidade que permite aos utilizadores partilharem em sites externos conteúdos da plataforma diretamente – conhecido como “embed”. No entanto, o Instagram pode agora estar a preparar um conjunto de alterações no funcionamento deste sistema.

De acordo com o portal Ars Technica, a rede social não fornece as licenças necessárias para que os conteúdos sejam partilhados de forma direta em outras plataformas, e como tal, quem partilha os conteúdos terá de ter autorização e a licença necessária para que as imagens, vídeos ou textos sejam partilhados em outros sites.

Com isto, os utilizadores ou empresas que pretendam partilhar imagens da plataforma noutros locais, poderão ter brevemente de pedir autorização aos respetivos gestores dos direitos desses conteúdos para realizar a tarefa. Doutra forma, o Instagram não irá permitir a partilha.

Apesar de isto ser uma medida bem vinda para quem utilize o Instagram para a partilha de conteúdos originais – como fotógrafos – ao mesmo tempo deixa uma incerteza sobre o resto dos conteúdos que são disponibilizados no serviço, e muitos utilizadores podem acabar por partilhar conteúdos sem terem conhecimento eu estão a violar as leis dos direitos de autor ao fazer isso.

A plataforma possui duas possibilidades: ou desativa por inteiro a funcionalidade de embed, ou os utilizadores que partilhem os conteúdos ficam abertos a terem possíveis queixas por violação de direitos de autor. Em qualquer dos casos, a medida deverá reduzir o número de conteúdos que são encontrados sobre o Instagram externamente à plataforma.