Investigadores do MIT criam robô capaz de “sentir” objetos

robo capaz de sentir dedos mão

Um conjunto de investigadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT desenvolveram um novo sistema de mãos robóticas que são capazes de “sentir” diferentes objetos.

Este novo robô utiliza um conjunto de sensores para detetar o material que se encontra a tocar, de forma a tentar identificar o melhor possível do que se trata. Os investigadores acreditam que esta nova mão robótica será um grande avanço na industria, e poderá ser adotado em diferentes planos do dia a dia.

As mãos possuem diferentes conjuntos de sensores e câmaras, que permitem a sistema identificar qual o objeto que se encontra a ser agarrado. Além disso, devido ao uso de um conjunto de sensores nas mãos com materiais macios, estes podem ser utilizados para pegar objetos com elevada destreza e até mesmo os mais delicados, como uma batata frita ou copos de vidro.

[embedded content]

O primeiro robô deste género foi produzido pelo MIT e a Universidade de Harvard em 2019, e tinha o formato de um cone que era capaz de detetar – por intermédio de vários sensores – quais os materiais que se encontrava a tocar. Era também capaz de pegar em objetos com 100 vezes o seu peso, devido ao uso de materiais macios nos “dedos”.

O robô agora construído utiliza um material nos dedos conhecido como “GelFlex”, que é capaz de transmitir diversa informação sobre aquilo que a mão se encontra a tocar através dos sensores na “pele” do robô.