Limpar espaço em disco após atualização de Maio de 2020 do Windows 10

Limpar espaço em disco após atualização de Maio de 2020 do Windows 10

Nem todos podem ter sistemas com discos de elevada capacidade, e apesar de a capacidade dos SSD ter vindo a aumentar, com o preço a reduzir, ainda existem muitos sistemas que possuem SSD com capacidades mais reduzidas.

Nestes casos, e particularmente depois da instalação da Atualização de Maio de 2020 do Windows 10, é possível que o espaço em disco tenha sido consideravelmente reduzido. Um motivo para tal encontra-se no facto de o Windows Update realizar o backup das versões antigas do Windows, para restaurar o mesmo em caso de problemas com a atualização.

No entanto, se já se encontra na versão mais recente do Windows 10 e sem qualquer falha em particular, estes dados podem então ser eliminados, restaurando um pouco do espaço em disco que é mais útil para outras atividades. Felizmente isso pode ser feito de forma simples e rápida com as próprias ferramentas de limpeza do Windows 10. Neste artigo iremos ver como realizar esse processo.

1- Aceda às Definições do Windows 10 > Sistema > Armazenamento.

2- Na secção, selecione a opção “Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora

3- Na secção “Libertar espaço agora”, e caso surja, selecione a opção “Eliminar instalações anteriores do Windows”, clicando em seguida em “Limpar agora”.

sensor de armazenamento windows 10

Feito isto, o Windows deve proceder com a limpeza das versões anteriores do sistema guardadas na drive de instalação. Poderá demorar alguns minutos a ser concluído.

Se verificar que ainda necessita de mais espaço, pode também tentar limpar os ficheiros temporários do Windows. Para tal:

1- Volte ao ecrã de “Armazenamento” nas Definições do Windows

2- Carregue sobre a secção “Ficheiros temporários”, no local onde se encontra o disco do seu sistema

3- Seleccione todas as opções que pretenda remover. À partida, todas as opções indicadas devem ser conteúdos seguros para eliminação, exceto na Reciclagem – certifique-se que não existe algum ficheiro que pretenda restaurar mais tarde.

windows 10 limpeza

Feito isto clique em “Remover ficheiros” para iniciar o processo de limpeza.

Se tudo tiver sido feito com sucesso, deve ter conseguido remover uma grande parte do “Lixo” que foi deixada com a atualização do Windows 10, e deve agora ter um pouco mais de espaço no disco para guardar ficheiros que realmente sejam importantes.