MIUI Beta ou Stable? Entenda as diferentes fases de lançamento da ROM

MIUI Beta ou Stable? Entenda as diferentes fases de lançamento da ROM

Para quem possui um smartphone da Xiaomi, com a interface MIUI, possivelmente já ficou baralhado com todos os esquemas de ROMs que são disponibilizadas para este sistema. Existem diferentes variações da mesma ROM, por vezes com nomes contraditórios e que são lançadas em diferentes alturas.

Neste artigo iremos esclarecer, de uma vez por todas, as duvidas relativamente aos lançamentos da MIUI.

Na maioria dos casos, o software possui três estados de desenvolvimento: Alfa, Beta e Stable – podem existir intermédios, mas estes são os principais.

Alfa diz respeito a software que se encontra numa fase bastante iniciar de desenvolvimento, com bugs e erros. Beta será uma variação mais avançada, que ainda pode conter bugs mas encontra-se com um desenvolvimento maduro. Por fim, a versão Stable será a “Estável”, e corresponde ao software normalmente disponibilizado para o publico em geral.

O desenvolvimento da MIUI segue o mesmo principio, mas o nome que é dado muitas vezes torna o processo confuso. No geral existem duas versões da MIUI: a “Global” e a “China”.  A Global diz respeito à variante que é fornecida para os dispositivos fora da China – versão internacional. Por sua vez, a variante “China” é, como o nome indica, a ROM disponibilizada dentro da China.

A grande diferença entre as duas versões encontra-se no facto de que a variante “China” não possui os Serviços da Google instalados. É também a versão onde a Xiaomi lança todas as novidades em primeiro lugar antes de ser integrada na versão “Global”, bem como a que possui todos os serviços da empresa – como o Mi Pay, entre outros. Mas no geral, são variantes idênticas entre si, apenas destinadas a mercados diferentes…

No final, em ambas as variantes, existem duas fases da ROM da MIUI – Beta e Stable. Porém, os termos utilizados são ligeiramente diferentes.

MIUI fases lançamento

A versão “Beta” da MIUI diz respeito às versões que, normalmente, são testadas dentro da comunidade de programadores da ROM, e não são divulgadas ao público em geral – ou quando são por fontes “não oficiais”, estas são versões com bugs e ainda em desenvolvimento, atualizadas a cada semana.

A versão “Stable” será a que é fornecida a todos os utilizadores, sendo a versão “Estável”, testada e sem bugs (ou quase isso pelo menos). Esta é a que chega também diretamente via o sistema OTA para todos os utilizadores de dispositivos da Xiaomi. Ou seja, é a versão final e pública.

> Beta Stable ROM

Aqui é onde entra muitas vezes a confusão. A versão “Beta Stable” da MIUI é normalmente anunciada semanas antes do lançamento da versão “Stable”. Quando surgem anúncios do lançamento de uma “Beta Stable” da MIUI, isto quer dizer que utilizadores escolhidos aleatoriamente estão a receber a atualização – a qual pode até surgir com a indicação de “Estável” no sistema, mesmo que ainda esteja em testes.

miui stable

A Beta Stable será uma versão praticamente idêntica à versão Stable – e caso não sejam verificados problemas, pode até ser exatamente a mesma. No entanto, começa a ser lançada apenas para um pequeno conjunto de utilizadores em primeiro lugar para testar a sua estabilidade num número mais elevado de dispositivos.

Esta é também, normalmente, a versão que os utilizadores inscritos no programa “Beta Tester” da MIUI recebem via OTA – e não a versão Beta anteriormente referida!

> Beta Stable antes da versão Stable? Porque?

Como referido anteriormente, a versão Beta Stable pode muitas vezes ser exatamente idêntica à versão Stable. No entanto, é lançada algumas semanas antes da versão Stable chegar ao publico em geral como forma de testar a sua estabilidade – e garantir o mínimo de bugs possíveis.

Isto previne que possíveis bugs não descobertos durante a fase de testes Beta cheguem à versão Estável, e evita também que a ROM seja fornecida para todos os dispositivos em larga escala – caso seja necessário suspender a atualização, o processo pode ser feito de forma muito mais controlada e sem afetar tantos utilizadores.

> Outras variantes: Nightly Stable

Alem da Beta Stable, alguns utilizadores podem também receber a Nightly Stable. Esta versão consiste numa versão da ROM praticamente na fase de Stable final, mas que é lançada para um conjunto ainda mais reduzido de utilizadores em comparação com a Beta Stable. Esta normalmente serve para testar pequenas correções implementadas na versão Beta Stable dias antes da chegada da versão final estável.

> ROM Xiaomi.EU 

As ROMs fornecidas pelo portal Xiaomi.EU normalmente parecem ser idênticas à versão final da MIUI que é lançada diretamente pela Xiaomi. No entanto, estas versões são apenas adaptações das MIUI oficial – normalmente com alterações ligeiras no sistema e de versões recolhidas de forma não oficial do grupo de testes da empresa.

xiaomi eu roms

Apesar de serem idênticas, estas ROMs não são oficiais – e como tal não recebem suporte direto da Xiaomi.

Apesar de parecer confuso, o esquema de lançamentos da MIUI é relativamente simples de se compreender, e também garante que o software chega aos utilizadores finais – na versão “Estável” – com o mínimo de problemas possíveis. As várias etapas de testes antes da chegada da versão final permitem que a empresa corrija todos os problemas atempadamente.