15 mil milhões de contas estão disponíveis para venda na Dark Web

Computador com código no ecrã

De acordo com os dados mais recentes, chega-se à conclusão que existem pelos fóruns da dark web mais de 15 mil milhões de dados de login, associados a mais de 100.000 leaks e falhas de segurança, dando assim um largo catalogo de contas disponíveis ao dispor de potenciais atacantes.

Os dados partem da empresa Digital Shadows, que terá analisar uma vasta quantidade de leaks nos últimos anos e as suas vendas em vários portais e sites da dark web. Entre os dados e contas mais acessíveis – e também mais baratas para venda – encontram-se contas de plataformas de jogos online, partilha de ficheiros, musica, conteúdo adulto e streaming.

Plataformas de VPN também se encontram entre as que possuem mais contas vazadas, mas também as que são vendidas a menor preço nestas plataformas online. Por outro lado, são as contas associadas com serviços bancários que mais rendem aos atacantes.

Em média, uma conta de acesso a serviços bancários pode custar cerca de 70 dólares, valor muito superior a todas as outras.

valor medio por conta

No entanto, caso a conta seja confirmada como tendo saldo disponível para uso, e ainda não tenha sido utilizada para fraudes ou não tenha sido detetada pelo banco, pode superar os mais de 500 dólares – que rapidamente pode ser convertido em lucro para os atacantes ao explorarem as mesmas para rendimento próprio.

Estas contas costumam ser as mais caras a serem vendidas porque são também as que fornecem mais confiança para quem as vier a utilizar maliciosamente, já que possuem valor integral e dedicado nas mesmas que está, basicamente, “pronto para uso”.

Como sempre, é importante que os utilizadores finais também tenham atenção às contas que possuem online, e certifiquem-se que são utilizadas senhas únicas para cada uma destas, evitando assim possíveis roubos. Mesmo que uma conta seja roubada sobre um leak especifico, a utilização de senhas ou emails diferentes em outras plataformas irá certamente ajudar a evitar o roubo das mesmas.